Sobre o blog


Estudando Hapkido - 學習合氣道 - 학습합기도 - Entre Céu e Terra, teoria e prática...




Apresentação




Já desde os primórdios, um conceito interessante permeia a forma de pensar do povo coreano: chamam-no samjae (hanja: 三才; hangeul: 
삼재), significando "os três capazes" ou "os três poderes".

De modo geral, este conceito agrega os elementos CéuTerra e Humanidade, sugerindo não apenas sua estreita relação, mas também a necessidade de estarem em harmonia. Céu e terra, a dimensão sutil e a material, o abstrato e o grosseiro, a origem e a procedência, tudo isso reflete um vasto desafio que cabe à humanidade: o de equilibrar estes diferentes atributos em sua vida.


Nisso, temos a símile perfeita para a integração de teoria e prática, também fundamental à arte do Hapkido. 
Perseguindo esse ideal, criei a presente página, confiante de que o estudo e prática (學習) de Hapkido podem servir como portal de entrada ao vasto conhecimento do mundo oriental, bem como ao indescritível potencial no interior de cada um. 






Agora, dedico este espaço a todos os alunos de Hapkido do Centro Cultural Tzong Kwan, na Vila Mariana. Também o dedico aos amigos e professores de Taekwondo Diego Morine e Paula Avakian, cujo incentivo permitiu-me bem iniciar este trabalho. Doravante, serão aqui registradas anotações de aulas, com explanações de itens importantes e referências adicionais, para expandir nossos conhecimentos úteis à prática. 

Sinceramente, espero que esta empreitada sirva e beneficie também a mais praticantes de Hapkido. Sempre que possível, apresentarei referências bibliográficas auxiliares, buscando unir: as discussões pertinentes ao mundo acadêmico, os tradicionais e inspiradores clássicos sino-coreanos, e a realidade que experienciamos em nossa prática cotidiana. 








Possam todos estar bem, tranquilos em corpo e mente!
















Pensando no Hapkido, o que você mais gostaria de ver nesse site?